Entenda tudo sobre brinquedos fidget toys

Entenda tudo sobre brinquedos fidget toys

Sabe aqueles famosos brinquedos que servem para estimular especialmente a questão sensorial de quem os usa, através de cores, sons e toques? Eles são chamados de fidget toys. 

Os fidget toys possuem como características principais o seu tamanho, pois são pequenos o suficiente para ficarem na medida certa da palma da mão, e a sua composição, já que normalmente são feitos de silicone ou de plástico.

Essa série de brinquedos chama bastante atenção, principalmente nas mídias sociais por ser reconhecida como uma linha de brinquedos antiestress, tendo como principal objetivo proporcionar bem-estar ao trabalhar toques e sons.

Os brinquedos sensoriais, ou fidget toys, foram criados inicialmente para atender pessoas neuro divergentes. Para quem não sabe, neurodiversidade é um termo usado para se referir a variações na aprendizagem, atenção, sociabilidade, humor e outras funções cognitivas do ser humano. 

Esse termo foi criado em 1988 pela socióloga Judy Singer e ele abrange pessoas que apresentam condições que se associam ao neurodesenvolvimento, entre elas podemos citar a bipolaridade e o transtorno de déficit de atenção. 

Esses brinquedos ganharam o coração de crianças e adultos ao redor do mundo, os mais populares são o pop-it, polvo do humor reversível e splash ball. O resultado disso é que no Brasil o termo “fidget toy” está sendo pesquisado cada vez mais, e teve um pico em 2021 quando o brinquedo virou uma febre.

Essa popularidade do fidget toys trouxe à tona questões e debates sobre inclusão e a neurodiversidade. E o aumento da discussão sobre questões sensoriais e de autorregulação é uma consequência bem positiva da nova febre dos brinquedos antiestress.

Até os dias de hoje, e desde que começou a sua popularidade, o grande destaque entre os fidget toys é o pop-it. Esse brinquedo é formado por cartelas com bolhas feitas de silicone, que simulam de forma reutilizável e infinita o ato de estourar plástico-bolha. Admita, você também adora fazer isso! 

Nas redes sociais, com o uso da hashtag “popit” é possível encontrar mais de 10 bilhões de visualizações. Algumas pessoas nem entendem o porquê de todo esse sucesso, mas a Trends Brinquedos te explica.

Quando comparamos os brinquedos antiestress com as telas (tablet, celular e computador), vemos que os brinquedos requerem menos estímulo do usuário, fornecendo um efeito mais calmante. Tal efeito consegue ser benéfico até mesmo para reduzir a ansiedade.

Os brinquedos sensoriais oferecem informações sensoriais e ajudam a favorecer a modulação sensorial. Sendo assim, ele pode ser usado como uma ótima ferramenta para auxiliar na estimulação de diversas habilidades das crianças. Entre elas, podemos citar:

  •  Coordenação motora e visomotora, já que ele estimula a capacidade de analisar, reconhecer e utilizar informações visuais sobre figuras, objetos e formas.
  • Motricidade fina, que está diretamente relacionada à manipulação dos objetos.
  • Atenção, imitação e funções executivas, que são as habilidades cognitivas que permitem que a criança controle e regule seus pensamentos, emoções e ações quando estão diante de conflitos e/ou distrações.

Viu só como os fidget toys podem ser benéficos para o seu filho, além de ser um brinquedo super legal? Na Trends Brinquedos você encontra diversos modelos de brinquedos sensoriais que seu filho vai amar! Aproveite. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.