Trends Brinquedos: a importância dos brinquedos de instrumentos musicais para as crianças
As crianças costumam ficar completamente encantadas com brinquedos musicais. Eles chamam e prendem a atenção estimulando muitas reações positivas para o desenvolvimento dos pequenos, principalmente nos primeiros anos de vida.
Como uma das principais ferramentas dos pais para despertar interesse de crianças pequenas, o som também faz parte do desenvolvimento, estimulando a resposta do cérebro a diversos tipos de situações e estimulando também os sentidos.
As vantagens dos brinquedos musicais para crianças
Um dos brinquedos musicais mais antigos é chocalho, utilizado há séculos para atrair a atenção das crianças através de seu som característicos ele as vezes passa despercebido nessa categoria de brinquedos, mas acompanha a infância de milhares de crianças ao redor do mundo.
A música tem uma grande participação na formação de memórias afetivas, sendo um dos principais elementos que remontam situações agradáveis ou desagradáveis em nosso cérebro.
Os brinquedos musicais ajudam a desenvolver o entendimento de causa e consequência, já que esses brinquedos são baseados em interação, sejam eles os mais simples ou aqueles que simulam instrumento musicais, a criança percebe que a cada ação executada um som é gerado como consequência.
Brinquedos musicais despertam também o interesse das crianças pela música, algo que pode ser muito benéfico para elas também quando crescem e até quando se tornam adultos.
Além do pensamento associativo, os brinquedos que emitem sons causados pela interação também ajudam a desenvolver a coordenação motora.
Tipos de brinquedos musicais
Existe uma infinidade de brinquedos musicais, separados entre aqueles que apenas emitem sons e aqueles inspirados ou que são literalmente instrumentos musicais.
Os de estímulo sonoro normalmente são aqueles brinquedos que não são instrumentos musicais, mas que possuem algum elemento que emita som, seja com ou sem a interação da criança. Um bom exemplo são os carrinhos com buzina, ou brinquedos com botões para tocar música.
Já os instrumentos musicais são os que têm um maior aproveitamento no desenvolvimento infantil através da música. Em suas versões mais simples eles podem aparecer como chocalhos, tambores, mini teclados e xilofones.
Esse tipo de instrumento é ideal para crianças menores, pois são bem mais simples de tocar e obter sons regulares.
Existem também os brinquedos inspirados em instrumentos de maior complexidade, como é o caso da guitarra de brinquedo e bateria infantil eletrônica. O instrumento é simplificado para que seja mais fácil de tocar, no entanto, muitas de suas características principais são preservadas, incluindo aquelas com maior benefício para o desenvolvimento infantil.
No caso da guitarra e da bateria, a criança desenvolve a coordenação motora quando precisa executar movimentos de forma sequencial ou organizada para emitir os sons, assim como começa a ter mais noção do quanto de força aplicar e a associar seus movimentos ao som obtido.
Com o tempo, o contato com os instrumentos musicais de brinquedo desperta o interesse pelos instrumentos reais, e com isso também as noções de comprometimento e disciplina necessárias para aprender a tocar tais instrumentos.
Conclusão
A música nos acompanha desde o momento em que nascemos, e podemos tirar algo bom de todo o contato que temos com ela. O som é um dos melhores estímulos sensoriais, e devemos fortalecer isso desde os primeiros anos de vida.
Quer adquirir um instrumento musical de brinquedo para seus filhos, acesse o site da Trends Brinquedos e escolha o seu!